sábado, 23 de agosto de 2008

O Procurado

Curto e grosso: O Procurado, novo filme de Angelina Jolie, é o melhor filme de ação que vi nos últimos tempos. Sem deixar de lado as cenas impressionantes e fundamentais no gênero, o longa dirigido por Timur Bekmambetov conta com ótimas atuações e um roteiro inteligente. Olha, essa combinação é difícil de acontecer.
Ao ver o trailer, fiquei interessado em assistir, mas tinha quase certeza que seria apenas um bom conjunto de tiros, carros e explosões sensacionais. Me enganei. Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy mostram que atores podem encenar muito bem em um filme desse tipo. Suas participações são marcantes e todos sabem aproveitar bem a profundidade da trama. Trama que, inclusive, consegue surpreender: pelos ganchos dramáticos, pela originalidade e pelos plot points (viradas).
O Procurado trata de Wes (McAvory, que me impressionou tanto quanto em O Último Rei da Escócia), um cara normal, entediado com o trabalho e que está pedindo para chutar o balde. Isso muda quando conhece Fox (Angelina, mais linda que nunca) e se envolve com uma Fraternidade de assassinos, da qual fazia parte seu pai desaparecido. O enredo é baseado em uma história em quadrinhos de Mark Millar.
Quando terminar de assistir O Procurado, provavelmente você vai se pegar pensando: “Bom... Muito bom”. Acredito que é justamente essa a sensação de alguém que sai satisfeito com o que viu.
O que mais me surpreendeu foi a direção de Timur Bekmambetov. O russo é o responsável por Guardiões da Noite e Guardiões do Dia, dois dos filmes mais malucos que já vi. Lembro-me de assisti-los (pelo menos um deles) virando os olhos e babando na camisa. Como se tivesse tomado LSD pelos ouvidos. Não consegui nem mesmo dizer se aqueles longas eram bons ou ruins – acho que nem me atreveria. Em O Procurado, o cineasta “scavusca” provou que pode pintar em Hollywood e revolucionar um pouco o barraco. É bom... Aquilo lá anda um pouco parado e velho.

Vale a pena?
Dessa vez não vou dizer que vale para A ou para B. Para os que gostam de ação, emoção e bolinha de gude. O Procurado é um baita filme que merece ser assistido por todos. Vi até mulheres que só acompanham os namorados nesses tipos de produção saírem contentes. Falar mais o que?

Nota
8,5 – Se elogiei tanto, porque não mais que isso? Calma lá. É bom, divertido, esperto, mas não vai se tornar inesquecível. No futuro, vai ser aquele filme que muitos vão pegar na locadora e se surpreender. É o tipo de filme que vou comprar para minha coleção, mas antes de assisti-lo, tem uma longa fila de espera...

Luciano Marques

Nenhum comentário: